quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Amaryllis, Açucena, Flor da Imperatriz, Amarilis



Características

A Amaryllis, que é também conhecida por Açucena, Amaríllis ou Flor da Imperatriz, é uma planta de cerca de meio metro de altura muito apreciada para fins ornamentais graças a possuir flores bem grandes e de diversas cores como rosa, laranja, branco, vermelho e multicolorido (plantas que foram cruzadas entre as cores citadas). Sua floração geralmente é anual e ocorre principalmente durante o começo do verão.

Amaryllis Dobrado Blossom Peacock e Amaryllis Sydney 

Como Cuidar

Embora seja uma planta que necessita de muito sol para crescer saudável, quando criada a pleno sol durante sua floração, pode ter as pétalas queimadas pelo sol a pino e assim não ficar tão vistosa, aconselha-se posicioná-la em lugares que receba muito sol o dia todo, porém que esteja coberta do sol do meio dia.

É uma planta que não tolera bem variações climáticas extremas durante o inverno, logo durante invernos rigorosos tenha o cuidado de garantir que ela tome bastante sol, porém pouco vento gelado.

Aconselha-se utilizar solo fértil e de boa drenagem, os fungos criados pelo excesso d’água, mesmo que poucos, causam apodrecimento dos botões das flores, e em situações graves, podem matar a planta.

Utilize terra vegetal adubada misturada a areia grossa ou outras estruturas de boa drenagem (como lascas de madeira) para melhorar a drenagem dos vasos. 

Amaryllis Dobrado Blossom Peacock 

A flor se adapta com facilidade em qualquer região do país, sobretudo em locais muito úmidos e com as temperaturas médias bem elevadas 

As açucenas são uma boa escolha entre as espécies de flores, pois são fáceis de cultivar e se adaptam bem a pequenas áreas. Podem ser plantadas em todo o território brasileiro e em qualquer mês do ano.

Existem cerca de 50 espécies de açucenas, 
também chamadas de Amaryllis, a maior 
parte originária da América do Sul e muitas nativas do Brasil.

Amaryllis Red White 

Os bolbos podem ser adquiridos nas lojas de plantas, floristas e hipermercados e aparecem em caixas ou sacos de uma única unidade, em alguns casos também se podem adquirir já plantados e no inicio do aparecimento das flores e folhas.

Geralmente estes já plantados são os que colocamos dentro de casa num bonito "cachepot" em cima da mesa ou num canto que precise de cor extra. Não precisam de cuidados extra nesta fase podendo apenas ser regados certificando-nos de que não os deixamos com excesso de agua que poderia apodrecer o bolbo. Caso optemos por os plantar, não os devemos enterrar completamente mas só até metade ou deixando a ponta dos mesmos exposta.

Quando finaliza a floração temos um belo ramalhete de folhas longas que não devem ser cortadas pois a planta precisa delas para alimentar o bolbo e assim no ano seguinte nos voltar a surpreender com as suas magnificas flores. Nesta altura caso possível deveríamos colocar o vaso no exterior e deixar que absorva todos os raios de sol possíveis. O sol activa drasticamente a cor das flores.
Em exterior é uma planta gulosa de sol e de agua podendo deixar-se ficar todo o ano na rua e não voltando a mexer, obviamente que as regas de inverno serão unicamente para que a terra não seque por completo mas mesmo que assim seja não será por isso que ela deixará de voltar a florir no ano seguinte.

Tal como todas as plantas possuidoras de bolbo, existe a necessidade de uma fase de repouso que pode ser natural (em exterior) ou forçada (interior)
mas não tem que ser assim também.

Sempre a tive em vasos e na época de floração que dura algum tempo e depois desta colocava-a na estufa e ia reduzindo a rega até deixar secar a terra no vaso, com o torrão colocando depois num armário para retirar depois na época seguinte quando ela própria se prepara para começar e despontar e recomeçar tudo de novo.

As flores podem ser cortadas e colocadas em jarras mas pelo seu tamanho e peso não têm uma boa colocação na mesma, no entanto devemos ter em conta que o pé não deve ser afogado em agua mas apenas na quantidade necessária e ser mudada todos os dias.
O polen que liberta pode sujar o espaço em volta e por isso algumas pessoas têm o habito de com uma tesoura cortar as pontas do mesmo, de notar que esse processo diminui a duração das flores.

Amaryllis Branco 

Esse tipo de flor desperta grande interesse para o cultivo ornamental, mas são seus híbridos e variedades que dominam o mercado mundial de plantas decorativas. Elas podem ter pétalas simples ou dobradas, com coloração diversificada, que vai do vermelho ao salmão,
 passando pelo rosa e pelo branco.

A planta é herbácea, vivendo por muitos anos quando cultivada diretamente no solo. Apresenta um bulbo semelhante a uma cebola, do qual partem as folhas e as hastes florais. As folhas são longas e estreitas e a inflorescência, com a haste lisa e oca, normalmente conta de duas a quatro flores, sempre com pétalas de colorido intenso.

Amaryllis Red White e Amaryllis Branco - Flores da Bruh! =D 

CLIMA – Quente e úmido. A açucena se dá bem em várias regiões do Brasil. Ela pode ser plantada em qualquer época do ano, de acordo com a variedade e exploração da flor. Apesar de sua fácil adaptação, prefere clima tropical e subtropical, mais precisamente quente e úmido.

O desenvolvimento é melhor sob temperatura média de 20 graus durante à noite e por volta de 23 graus ao longo do dia. Se a umidade relativa do ar se mantiver alta, a planta agüenta até 30 graus. 


Amaryllis Susan 

SOLO: leve, arenoso e com boa aeração. 

PLANTIO – O Ano Todo. Preencha metade do vaso com o substrato, coloque o bulbo no centro, com as raízes abaixo da superfície da terra. Em seguida, complete com o restante do substrato e irrigue até que fique bem úmido. Acomode os vasos em canteiros no chão ou em bancadas, em estufas com temperatura entre 22 e 30 graus. 

Garanta boa incidência de sol e ventilação. 

Amaryllis Sydney 
VASOS - para a produção em vasos é necessário adquirir bulbos de fontes idôneas. Eles devem ser maduros, com circunferência igual ou superior a 22 centímetros, e possuir, pelo menos, duas gemas com flores dormentes. Compre vasos com 12 ou 14 centímetros de boca, preencha-os com um substrato leve e com boa aeração. Misture solo argiloso e matéria orgânica, na proporção de 1:1, ou uma mistura de casca de pinus (85%) com vermiculita (15%) - substrato de origem mineral leve, que absorve grande quantidade de água. 

Amaryllis Dobrado Blossom Peacock

FLORESCIMENTO - de 20 a 30 dias após o plantio. O ciclo de produção é rápido. Em geral, o florescimento ocorre de 20 a 30 dias após o plantio.

As açucenas não exigem adubação durante o florescimento;

Precisam de muita água, mas é preciso cuidado com irrigações excessivas. Em caso de necessidade de segurar a produção, armazene os bulbos em ambientes com temperaturas entre cinco e dez graus. Quanto mais tempo armazenado, mais rapidamente nascem as hastes florais dos bulbos. 

Amaryllis Dobrado Blossom Peacock com flores gêmeas grudadinhas - costas 

Amaryllis Dobrado Blossom Peacock com as flores gêmeas grudadinhas - frente. 

DICAS - as variedades destinadas a vasos devem produzir, no mínimo, duas hastes florais. De preferência devem ser comercializadas com a presença de folhas. O material de propagação também pode ser adquirido de empresas paulistas especializadas, por meio de reembolso postal.


Amaryllis Butterfly ou Açucena Borboleta

Açucena-rajada – Cebola-cencém: Sua aplicação nas obrigações é somente do bulbo, é usada a cebola no ritual.

Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. 
É infalível para descobrir falsidade.
É empregada em sacudimento, em local de trabalho e em casa.
A medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.
Faz parte das Ervas de Ogum.

Curiosidade: esta planta tambem é conhecida pelo povo, com o nome de Noras e Sogras, talvez pelo facto de as flores estarem sempre opostas e de costas umas para as outras... 

Gostaria de acrescentar que todas as flores
fotografadas acima fazem parte da minha coleção.
Meus orgulhinhos.. rs
Boa semana pra todos! =D
Bjokas da Bruh! =***

SACIE MINHA CURIOSIDADE, POR FAVOR RESPONDA... COMO VOCÊ CHEGOU ATÉ O BLOG DA BRUH?

Participe do Blog da Bruh! =D

Caso não abra a lista de Amigos da Bruh logo abaixo desse recado, por favor, tecle F5 para atualizar a página. Obrigada.

Que bom ter você aqui! Amigos do Blog da Bruh:

Para evitar aborrecimentos, pessoas de má fé e afins, é necessário fazer login usando uma conta que já tenha sido criada (Google, Orkut, Twitter, Yahoo) para participar do Blog da Bruh. Agradeço desde já sua compreensão. Fico imensamente feliz quando você comenta e diz que esteve por aqui.
Comentem à vontade em qualquer postagem!