sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

• ALAMANDA - Allamanda cathartica L

A trepadeira Alamanda

ALAMANDA - Allamanda cathartica L 

Nome Técnico: Allamanda cathartica L.
Syn.: Allamanda cathartica var. hendersonii(Bull ex Sombrain),
Allamanda hendersonii Bull. ex Dombrain

Nomes Populares :
Alamanda amarela, alamanda, alamanda de flor grande, dedal-de-dama.

Família :
Angiospermae - Família Apocynaceae

Origem:
Nativa do Brasil da região da região costeira do norte,
nordeste e leste do país, cultivada no mundo inteiro.


Alamandas - Foto by BruhFloripa

Descrição:
Planta perene de característica de longos ramos lenhosos a semi-lenhosos, flexíveis, considerada como trepadeira arbustiva.
As folhas são verticiladas, ovais e oblongas, sem pêlos.

As flores são produzidas quase todo o ano, mais na primavera até o outono e tem formato campanulado, com as pétalas recortadas arredondadas surgindo na axila das folhas. As sementes são numerosas, dentro de frutos do tipo cápsula.

Toda a planta tem um látex resinoso e venenoso, como muitas plantas desta família que pode causar dermatite por contato na pele.
Tem um crescimento vigoroso em climas mais quentes, podendo cobrir facilmente pérgulas de tamanho grande, mas nos estados mais frios é cultivada em arcos, junto a pilares e para cobrir o topo de muros.

Cultivo:
Local de cultivo ensolarado e solo bem drenado.

Na cova de plantio colocar húmus de minhoca, adubo orgânico composto de adubo animal e folhas decompostas e adubo granulado NPK formulação 10-10-10, para um crescimento inicial vigoroso.

Necessita um trabalho de condução, amarrando os ramos com cordão de algodão a tutores, treliças ou podem ser entrelaçados em fios de aço esticados junto a paredes e muros.
Adubação anual de inverno com composto orgânico e adubo granulado que induz a floração do tipo NPK formulação 4-14-8.

As regas durante o verão deverão ser regulares, dependendo da região, em locais frios no inverno só regar quando não houver chuvas no período. 

Ambiente e uso decorativo:
Pérgulas e arcos de tamanho médio têm um efeito ornamental muito interessante, principalmente os de madeira tratada em tons escuros que constrastam com o verde vivo da folhagem e das flores amarelas.

Como a alamanda tem ramos flexíveis, poderemos enrolá-la sobre si mesmo, e transformá-la num arbusto sobre gramados ou mesmo em vasos, colocando um tutor no meio do vaso que ficará escondido quando a planta tiver bom tamanho.

Curiosidades:
Como a alamanda tem princípios tóxicos e venenosos descobriu-se que é muito eficiente no combate a pragas de jardim,como cochonilhas e pulgões.

Fazer uma chá das folhas picadas com água quase fervendo, esperar esfriar e com um aspersor borrifar as plantas atacadas.
Não usar recipientes de uso para alimentos, colocar luvas na hora de cortar as folhas e esperar um dia sem sol ou após o entardecer.

Esta “chá” não deve ser aplicado antes de chuvas pois diluiria o veneno e nem guardado, pois as substâncias voláteis se perderiam e não haveria eficácia do produto.
Muitas vezes o ataque dos insetos é muito grande, nem todas as folhas foram atingidas e é necessária então mais de uma aplicação. 

Texto sobre Alamanda: Eng.Agr.Miriam Stumpf.

Allamanda bianchetti - Foto by BruhFloripa

* Nome Científico: Allamanda blanchetti
* Sinonímia: Allamanda violacea
* Nome Popular: Alamanda-roxa, alamanda-rosa,
 orelia, rosa-do-campo, alamanda-cheirosa
* Família: Apocynaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Brasil
* Ciclo de Vida: Perene

A alamanda-roxa é uma planta muito rústica e bonita. Ela apresenta ramos longos e arroxeados e folhas ovaladas, coriáceas, verdes e brilhantes. As flores são grandes, de cores envelhecidas, que incluem o rosa, o roxo, o amarelo e o creme, de acordo com a variedade. As floração pode se extender por todo o ano, mas é mais abundante nos meses quentes.

No jardim pode ser plantada isolada ou em grupos, formando maciços e renques. No entanto é mais comum sua utilização como trepadeira, quando tutorada adequadamente sobre suportes, através de amarrios. Desta forma pode cobrir arcos, treliças e caramanchões, entre outros. Por ser uma planta tóxica, deve se ter o cuidado de mantê-la longe do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, leve, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Devido ao peso da ramagem vigorosa, deve-se evitar seu uso em treliças e cercas mais frágeis. Seu crescimento é moderado. Não tolera o frio intenso. Multiplica-se por sementes e estacas.



Uso Medicinal e Toxicidade

Esta planta tóxica é utilizada na medicina popular, principalmente como purgante (catártico). Porém, este uso, bem como ingestões acidentais da planta, acarretam distúrbios gastrintestinais intensos caracterizados por náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarréia, causados pela presença de saponinas.

Uso Litúrgico


Erva de Omulu - Não é utilizada em obrigações, sendo empregada somente em banhos de descarrego. Na medicina caseira ela é usada para tratar doenças da pele: sarna (coceiras), eczema e furúnculos. Para usar é necessário que se cozinhe as folhas, e coloque chá de folhas sobre a doença.


Onde encontrar:
No Blog da Bruh é só encomendar! =D

Muda de Alamanda amarela - Allamanda cathartica
No vaso pequeno pra você transplantar, ver crescer e florir. =D
Por apenas R$ 15,00 (quinzinho, menos que a manicure, que legal!)

Confira na $ Tabela de Mudas $ outras plantas
e solicite essa muda e algumas outras mais.

♥ ♥ ♥

SACIE MINHA CURIOSIDADE, POR FAVOR RESPONDA... COMO VOCÊ CHEGOU ATÉ O BLOG DA BRUH?

Participe do Blog da Bruh! =D

Caso não abra a lista de Amigos da Bruh logo abaixo desse recado, por favor, tecle F5 para atualizar a página. Obrigada.

Que bom ter você aqui! Amigos do Blog da Bruh:

Para evitar aborrecimentos, pessoas de má fé e afins, é necessário fazer login usando uma conta que já tenha sido criada (Google, Orkut, Twitter, Yahoo) para participar do Blog da Bruh. Agradeço desde já sua compreensão. Fico imensamente feliz quando você comenta e diz que esteve por aqui.
Comentem à vontade em qualquer postagem!